← Back Published on

Máscara de novela

Em 2020, quando veio a pandemia, a arquiteta e fotógrafa Jérsica Resende pensou em outra ocupação que pudesse ser rentável durante o período de isolamento social que passaria com os filhos e os pais na mesma casa. Como Jerson Paes, o pai de 81 anos, havia fechado a oficina de conserto de calçados, ela teve a ideia de comprar uma máquina de costura e tecidos para a produção de mil máscaras e assim nasceu a L'essentiel Atelier de Costura “Desde então, não paramos mais e o atelier, que começou em uma mesa de jantar pequena, ocupa atualmente um espaço de 40m² no pilotis”, comemora.

E é o pai, já aposentado, que virou o seu braço direito no atelier, auxiliando nos cortes, na preparação das máscaras e nas embalagens. “Aprendemos fazendo. Encomendamos a máquina de costura pela Internet e, enquanto ela não chegava, desenvolvi os protótipos das máscaras, costurando-os à mão, até chegar nas medidas e modelos ideais. Investi mil reais em tecidos e por vários dias eu e meu pai cortamos mais de mil máscaras na tesoura. Passei dias com esparadrapo nos dedos”, lembra Jérsica. Segundo ela, quando a máquina chegou, foi uma alegria. “Na minha infância e adolescência eu já havia costurado ‘de brincadeira’ em uma antiga máquina do meu pai. Adulta, havia assistido a diversos tutoriais no YouTube para me familiarizar com as máquinas mais moderna. Treinei a costura fazendo um pano de prato com barrado de retalhos e, na manhã seguinte, iniciamos o fechamento das máscaras”.

Jérsica conta que o atelier produz máscaras no modelo anatômico "bico de pato" em dupla camada de tricoline 100% algodão, além de alguns modelos especiais que utilizam tecidos com brilho, como o lurex e tule com pontos de luz na camada externa. “As máscaras que mais saem são as que têm detalhes bordadinhos nas laterais, que foi uma criação nossa”, ressalta.

NA NOVELA

E foram os modelos criados por Jérsica que chamaram a atenção da produção da novela Amor de Mãe, TV Globo, encerrada no mês de abril. “Uma das produtoras nos encontrou no Instagram quando ainda estávamos iniciando nosso negócio e tínhamos cerca de 500 seguidores. Ela entrou em contato via direct, já se identificando e em busca de máscaras para a personagem Thelma (Adriana Esteves) na gravação da etapa final da novela. Meu pai e minha irmã desconfiaram que poderia ser um golpe, mas o contato foi muito profissional, já solicitando dados para emissão de nota fiscal. Inclusive esta foi a primeira emitida pelo nosso atelier”.

Com o crescimento do negócio, o ateliê estendeu a produção para confecção de roupas de mesa, nécessaires, toalhas bordadas e enxoval de bebê. “Produzimos artesanalmente nossos produtos, buscando criar peças com design funcional e que agrade aos olhos e ao coração. Hoje é nossa principal fonte de renda. Deixei minhas duas profissões e hoje me dedico exclusivamente ao atelier”, revela Jérsica, satisfeita com o novo negócio.