← Back Published on

Desmistificando a hipnose

ÚNICOS HIPNOTERAPEUTAS COM FORMAÇÃO OMNI EM LAFAIETE, RAFAEL SOUZA E SARA ABREU TIRAM AS DÚVIDAS SOBRE A HIPNOSE

Na década de 90 era muito comum ver pessoas hipnotizadas comendo cebolas como se fossem maçãs em programas de auditório da TV e de alguma forma isso contribuiu para criar uma ideia errada a respeito da hipnose. E foi pensando em desmistificar esse processo que a OLHAÍ conversou com Rafael Souza e Sara Abreu, únicos hipnoterapeutas com formação OMNI em Lafaiete – o treinamento exclusivo de hipnoterapia com selo ISO 9001 e a melhor escola de formação de hipnoterapeutas do mundo - para falarem sobre essa técnica. “Hipnose não perde a consciência, você fica mais consciente e mais focado”, explicam eles completando que não tem nada haver em dormir e apagar, pois o cliente fica sempre em estado de alerta. “Ele tem total controle de sua consciência, afinal temos um contrato hipnótico onde acontece somente o que foi acordado com o cliente”. E eles ainda vão além: “A hipnose não significa contar segredos. O processo é uma sugestão que entra no subconsciente e ressignifica as emoções negativas”, ressaltam eles que realizam atendimentos em Lafaiete. Confira a entrevista com a dupla.

RAFAEL E SARA, NÓS QUEREMOS SABER O QUE É A HIPNOTERAPIA OU HIPNOSE?

Não há hipnose se não existir transe, apesar de poder existir transe sem existir hipnose. Por essa razão importa perceber primeiro o que é o transe e só depois a relação deste fenómeno com a hipnose e com a hipnoterapia. Quando se utiliza a indução do transe (hipnose) com fins terapêuticos, falamos de hipnoterapia que representa o processo todo e hipnose é a ferramenta utilizada dentro da hipnoterapia.

COMO É REALIZADA UMA SESSÃO DE HIPNOSE? QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS DURANTE UM TRATAMENTO?

As sessões são realizadas inicialmente com uma analise de caso e assim juntamente com seu cliente definimos o número de sessões a serem utilizadas. Lembrando que a principal ideia da hipnoterapia é fazer com que o cliente se sinta livre e feliz, ou seja não ficar dependente ou preso em sessões que se estendem por meses ou até anos.

A HIPNOSE FAZ O PACIENTE PERDER A CONSCIÊNCIA? ELE SE LEMBRA DE TUDO QUE SE PASSA NA SESSÃO?

Então, é preciso deixar claro que ninguém perde a consciência quando hipnotizado. O transe é um estado alterado de consciência e não um estado sem consciência. O hipnotizado continua ciente de tudo em cada momento, ouvirá tudo que o hipnotista estiver dizendo e os sons ao redor, tendo sempre a escolha de continuar ou parar tudo imediatamente. Na verdade, toda hipnose é uma autohipnose, ou seja, o hipnotizado que faz todo processo e tem total controle sobre ele, o terapeuta serve apenas como um guia do processo.

UEM PODE FAZER? QUAIS DIAGNÓSTICOS PODEM SER TRATADOS?

Muitos. Mas vamos lá: é indicada no tratamento da depressão, ansiedades, fobias, síndrome do pânico, stress pós-traumático, tiques, obesidade, tabagismo, dificuldade de aprendizagem, transtornos do sono, baixa autoestima, compulsões, tartamudez (gagueira), entre outros. E olha que interessante, a hipnose pode ser aplicada como apoio ao tratamento de câncer e de Aids; nos processos dolorosos, principalmente nas dores crónicas; na cardiologia no controle da hipertensão e outras cardiopatias; na ginecologia, na obstetrícia e no parto sem dor, como um acompanhamento pré-natal; na preparação de pacientes com indicação cirúrgica, tanto no aspeto emocional como na potencialização da recuperação; na odontologia como apoio nos tratamentos de pessoas com fobias, traumas e como opção à anestesia.

MAS PESSOAS SADIAS TAMBÉM PODEM FAZER HIPNOSE, CERTO?

Com certeza auxilia pessoas que desejam mudar a sua maneira de agir para melhorar os seus desempenhos sociais, profissionais ou de relacionamentos; os candidatos submetidos à provas e concursos; atletas na melhora do seu desempenho em geral e muitas outras aplicações. A sua utilização tem-se expandindo a um número cada vez maior de profissionais e de especialidades, onde os avanços nos conhecimentos aumentam a segurança e eficiência de sua aplicação como forma terapêutica de apoio, dentro de uma filosofia moderna de tratamento multidisciplinar.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA HIPNOSE?

Hipnose é uma técnica milenar que já se mostrou muito eficaz no tratamento de transtorno psicológico, emocionais e físicos. Ainda existe um pouco de preconceitos e mitos em relação a técnica devido ao mau uso por charlatões que a utilizavam apenas para ter domínio sobre o hipnotizado. Atualmente muitos segmentos da medicina reconhecem os benefícios da hipnose e fazem uso assíduo da técnica em seu dia a dia. A hipnose atravessa o fator crítico (filtro da mente consciente) e entra na mente subconsciente, onde ficam o arquivo das nossas memórias e emoções e conecta com as emoções feridas, crenças e traumas tornando se eficaz no conteúdo negativo, ressignificando no processo hipnótico e reprogramando a mente em emoções positivas, cujo resultado revela uma pessoa livre, feliz e produtiva.

A HIPNOSE TEM COMPROVAÇÃO CIENTIFICA? ELA PODE SER FEITA EM PARALELO À PSICOTERAPIA E MEDICAÇÃO?

Vejam que interessante: a hipnose teve uma taxa de sucesso de 93% em pacientes após apenas seis sessões em um tratamento com durabilidade de um mês e meio. Isso mostra que a hipnose além de ser bastante eficaz, obtendo sucesso no tratamento da maioria dos pacientes, também consegue ajudar a recuperar os pacientes em um tempo bem curto, se comparado com os outros tipos de terapia pesquisados. Atualmente temos clientes vindos indicados pelos próprios médicos, pois eles sabem da seriedade do trabalho. Hoje temos vários cursos online de Hipnoterapia e temos que ter muita cautela pois estamos lidando com a mente humana.

QUAL A RECOMENDAÇÃO QUE VOCÊS FAZEM PARA QUEM DESEJA A HIPNOTERAPIA?

Sempre falamos para procurar um profissional que tenha uma formação séria. Em nossa região somos os únicos a terem a formação pela escola OMNI - a maior e única escola do mundo com certificação ISO 9001. Todo o processo da Hipnoterapia sempre é interligado junto aos médicos de nossos clientes e são eles que definem o momento certo para alteração de medicamentos, além de poderem trabalhar paralelamente com a psicoterapia.

A HIPNOSE TEM CONTRAINDICAÇÃO?

Não é possível utilizar a hipnoterapia em casos de esquizofrenia, epilepsia, psicoses e senilidade, bipolaridade e psicopatia em qualquer dos transtornos mentais.

QUAIS OS MÉTODOS USADOS SÃO DURANTE A HIPNOSE?

Cada escola vai utilizar uma metodologia. Mas nós utilizamos o método OMNI que são processos orientados para obtenção de resultados eficazes no menor tempo possível. O processo OMNI de hipnoterapia obteve a certificação ISO 9001 em 2015. A metodologia vai desde que o cliente entra em contato marcando a sessão até a conclusão do processo.

CONTATOS HIPNOTERAPEUTAS OMNI

Rafael Souza: (31) 983909258

Sara Abreu: (31) 996185552