← Back Published on

Reciclagem consciente

EM LAFAIETE, A ASCOL É RESPONSÁVEL PELA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SÓLIDOS ATUANDO DIRETAMENTE EM 23 BAIRROS

Atualmente mais de sete bilhões de pessoas vivem no planeta Terra produzindo cerca de 1,3 bilhão de toneladas de lixo, segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Só no Brasil, o quarto lugar, são mais de 11 milhões de toneladas e apenas 1,28% são reciclados de acordo com o estudo Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização, feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Para os ambientalistas, o descarte correto de resíduos e do lixo sólido se torna cada vez mais primordial para que o mundo caminhe ao desenvolvimento sustentável. E foi com esse pensamento que, em Lafaiete, a ASCOL (Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Conselheiro Lafaiete) vem desenvolvendo um importante trabalho de conscientização e coleta de recicláveis.

Fundada em 2012 no bairro Paulo VI pelo major Marcos Antônio, a ASCOL conta com 13 profissionais que tiram o sustento da coleta. No total, são atendidos 23 bairros de Lafaiete, além de um supermercado localizado no bairro Santa Efigênia e outros empreendimentos como restaurantes e lojas. A associação também faz coletas particulares com agendamento prévio. “Tirando isopor, madeira e restos de alimentos e de banheiro, nós coletamos garrafas de vidros, pets, detergente, amaciante, vasilhas de plástico quebradas, papelão, papeis de livros e cadernos, alumínio, metal, cobre, entre outros”, explica Rose Mary De Paula, diretora presidente da ASCOL.

Rose conta que, para realizar o trabalho, a ASCOL conta com a ajuda de um caminhão fretado e também de outro no modelo Muqui já que ainda não possuem um elevador para realizar a carga e descarga do material. “Hoje a associação conta com o apoio do Meio Ambiente – que auxilia na parte burocrática - e também da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete que nos cedeu a sede e um caminhão.

TRABALHO PESADO

Rose pontua que o trabalho da equipe começa cedo, por volta de 8 horas eles já estão na rua fazendo a coleta e as 16h30 estão no galpão localizado no bairro Lima Dias realizando a triagem dos materiais. Após ser prensado em fardos, o material é enviado ao seu destino final, a empresa Warg, em Contagem. “É um trabalho braçal, pesado, mas feito com muita garra pelos nossos profissionais”.

Em tempos de conscientização do meio ambiente, Rose afirma que o trabalho da ASCOL é de extrema importância para Lafaiete, uma vez que, mesmo com poucos recursos e ainda limitados a poucos bairros, eles atuam da melhor forma com a reciclagem de materiais sólidos. “Se as pessoas tiverem mais consciência com os seus lixos e separassem os recicláveis, garantiríamos o futuro dos nossos netos, pelo menos. Temos muito trabalho ainda, mas o importante é que estamos no caminho”, avalia Rose.

INFORMAÇÕES

Mais informações da ASCOL através dos telefones 31 992175699 e 31 983331946.