← Back Published on

São Francisco: de clínica a hospital veterinário

APÓS 18 ANOS COMO CLÍNICA, A SÃO FRANCISCO, LOCALIZADA NA RUA DUQUE DE CAXIAS, ACABA DE SE TORNAR HOSPITAL VETERINÁRIO REFERÊNCIA ATENDENDO ANIMAIS DE DIVERSAS CIDADES DA REGIÃO

Sob a direção do médico veterinário Jean Ciarallo, Lafaiete e região acabam de ganhar o Hospital Veterinário São Francisco com dedicação exclusiva aos animais e trazendo toda a excelência em atendimentos, exames e serviços adquiridos ao longo de 18 anos como clínica. “Essa transformação é uma vitória para todos nós pois trata-se de uma conquista que é fruto de trabalho incessante, não apenas na nossa cidade, como na região. Evoluímos na área veterinária trazendo um novo gás e foco para todos os nossos colaboradores”, avalia.

Se antes a São Francisco já era pioneira em oferecer exames de radiologia, ultrassonografia e, também, a primeira a ter endoscopia e aparelhos como o de anestesia inalatória, ela inovou ao trazer serviços como ortopedia e cirurgias complexas. Hoje, além das consultas, vacinas, atendimento domiciliar, atendimentos de emergência e cirurgias de rotina, o hospital conta com um leque que inclui os diagnósticos feitos através de videoscopia rígida, tratamentos de laserterapia, acupuntura, quimioterapia veterinária e internação com assistência 24 horas.

INOVAÇÕES NO SÃO FRANCISCO

Jean conta que para se tornar um hospital veterinário foi preciso passar por um longo processo a fim de atender uma lista de requisitos a serem avaliados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, entre eles, o atendimento 24 horas, estrutura física compatível com hospital, um bloco cirúrgico completo e com equipamentos de apoio à vida, unidade de recuperação anestésica climatizada, internação diferenciada com ala de isolamento para doenças infectocontagiosas, laboratório básico de análises clínicas, ultrassonografia, radiologia e serviços de eletrocardiografia. “Além disso contamos também com a esterilização dos ambientes hospitalares feita por ozônio. E mais: todas as alas de canil e gatil são climatizadas e temos uma sala de espera específica para os felinos. Estamos avaliando ainda uma sala específica para fisioterapia. E não vamos parar. Tem muito mais por vir”, antecipa.

Se tornar um hospital veterinário aconteceu após um período de remodelação de estrutura, aquisição de materiais e consultorias em áreas financeiras e veterinárias e o resultado desse trabalho foi a aprovação pela Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV). “Só posso dizer que tudo isso representa uma vitória de muito trabalho e persistência numa profissão que, às vezes, não é tão reconhecida”, frisa Jean ressaltando, inclusive, para a construção de uma ala de convivência dos colaboradores que conta com um quarto de descanso para o plantonista – uma das exigências para os hospitais veterinários. “Temos ainda um bloco cirúrgico completo com cinco setores: o de preparo do animal, de desinfecção e paramentação do veterinário, de cirurgia, de lavagem e expurgo de material contaminado e, por fim, um setor de esterilização. Aliás, por esse bloco fomos elogiados pela Vigilância Sanitária de Conselheiro Lafaiete por seguir corretamente as normas do órgão”, comemora.

EQUIPE QUE VESTE A CAMISA

E nessa trajetória de sucesso, Jean ressalta para a importância dos profissionais que atuam no hospital. “Da responsável pela limpeza que deixa o hospital ‘sem cheiro de cachorro’, passando pela recepção, gerência, auxiliares e médicos veterinários, temos realmente uma equipe qualificada que veste a nossa camisa e trabalha com satisfação. E por fim, talvez o mais importante é a fidelidade e confiança dos clientes satisfeitos positivamente com o atendimento e os serviços. Isso tudo é o que fez o Hospital Veterinário São Francisco se tornar referência nos cuidados dos animais de diversas cidades da nossa região”.